terça-feira, 31 de maio de 2016

TOP MOVIE TWISTS: parte 1


Como explicar o que é um twist em poucas palavras? Experimentem ir passar férias à Tailândia. Lá engatam a mulher mais linda da discoteca. Levam-na para casa e vêem que a "mulher" afinal tinha uma pila maior que a vossa. Isso é um twist na história. (Claro que neste caso, quando vocês contam a história aos amigos, riscam a segunda parte).
No cinema, desde sempre que existiu o chamado twist. Uns podem servir apenas para enganar o espectador. Estão a ver aqueles filmes de merda mas que no final há uma reviravolta tão grande que vocês esquecem-se da merda que viram antes. Depois há aqueles twists mais que previsíveis. Finalmente existem aqueles que servem a história e tornam-na ainda melhor. Ao longo da história do cinema, sempre existiu, mas nos últimos 15 /16 anos tem sido quase obrigatório os filmes terem uma espécie de twist final. Ide agradecer ao Shyamalan e ao seu sexto sentido para estas coisas (que trocadilho tão parvo).

Aqui fica a primeira parte de uma lista que se eu quiser vai ser longa. Alguns são os mais óbvios. Outros nem por isso.

E fica o aviso: SPOILER ALERT. É possível que revele alguns dos spoilers. Se não viram alguns destes 10 filmes, passem à frente ao próximo. Por isso, e por ordem cronológica. (No final podem dar sugestões).

- VERTIGO (1958) - A Mulher Que Viveu Duas Vezes, de Alfred Hitchcock


Todo o filme é uma espécie de twist. Conselho deste vosso amigo: se têm 15 anos e querem e explosões e porrada (como eu queria quando tinha essa idade), esperam uns 10 anos para ver este filme. Quando o vi pela primeira vez, achei o filme uma seca quase tão grande como o Matrix Reloaded (faço esta comparação porque o Matrix é para mim o pai dos filmes aborrecidos).

- PSYCHO (1960), de Alfred Hitchcock


Mais um do mestre. Se gostam de cinema sabem que Norman Bates é o vilão e não a mãe que está morta e enterrada (ou neste caso, empalhada na mansão). E a cena final é das minhas preferidas, com aquele sorriso de Norman, que é o papel que eu adorava fazer.

- FRIDAY THE 13TH (1980) - Sexta-Feira 13, de Sean S. Cunningham


Não sei se este conta como twist. Mas andamos o filme todo à espera que o assassino seja o Jason Voorhees e vai-se a ver e é uma senhora quase idosa numa jornada de vingança. E que atire a primeira pedra quem não se assustou com a cena final do miúdo que surge do lago para agarrar a única sobrevivente.

- THE EMPIRE STRIKES BACK (1980) - O Império contra-Ataca, de Irvin Kershner


Visto por muitos como o melhor filme da Guerra das Estrelas. O meu continua a ser a Ameaça Fantasma. Hoje em dia já não é bem um twist, mas a revelação de que Vader era o pai de Luke apanhou muitos de surpresa na altura em que saiu. Se bem que o nome "Vader" era sinal de alguma coisa. 

- SE7EN (1995) - Sete Pecados Mortais, de David Fincher


Que filmaço. Todo ele. A revelação do sétimo pecado com a famosa caixa ainda hoje me deixa com arrepios na nuca. Um aparte: eu sonho com o dia em que nas provas de "Caixa Mistério", dos concursos do Master Chef, surja lá dentro uma cabeça. Pode ser de animal.

- PRIMAL FEAR (1996) - A Raiz do Medo, de Gregory Hoblit


Só recentemente vi este filme e em boa altura. Temos um advogado que está a defender um alegado homicida. O homicida consegue convencer toda a gente, incluindo o advogado, que é tolinho. O gajo é ilibado, e surpresa das surpresas, o gajo estava só a fingir. Grande filme e grande interpretação do Ed Norton.

- THE SIXTH SENSE (1999) - O Sexto Sentido, de M. Night Shyamalan


O pai da nova vaga de twists. Recomeça aqui essa praga porque este é um daqueles que é um autêntico tiro no estômago. Um puto anda a dizer que vê mortos. Então o puto começa a ser consultado por um psicólogo. Chegamos ao final e só o puto consegue ver...... o psicólogo, porque este está realmente morto desde o início do filme. Rever o filme é interessante porque vamos vendo as pistas que nos vão sendo deixadas para percebermos esse final. Um filme que continua a deixar-me arrepiado por toda a envolvência.

- THE PRESTIGE (2006) - O Terceiro Passo, Christopher Nolan


Nolan é uma espécie de mestre em construir puzzles nos seus filmes. Este é o meu preferido do gajo. Uma história sobre a rivalidade entre dois mágicos e sobre a obsessão. O mágico 1 tenta descobrir o segredo de uma ilusão do mágico 2, que consiste, basicamente, em estar em dois sítios quase ao mesmo tempo. Acontece que no final percebemos o truque e é tão simples como ter um irmão gémeo. Só isso. Durante o filme ainda temos tempo para um David Bowie a fazer de Tesla e para o decote da Scarlett Johansson.

- THE MIST (2007) - Nevoeiro Misterioso, de Frank Darabont


Baseado num conto de Stephen King, esta história mete nevoeiro, um grupo de pessoas retidas num supermercado e uns monstros. Um filme claustrofóbico em que os monstros não estão apenas fora do supermercado mas também lá dentro. Pode ser visto como uma reflexão sobre a natureza humana ou simplesmente como um filme de monstros. E depois tem o final mais WTF que me lembro (ao nível de WTF do Oldboy). Eu adoro filme, independentemente do final. O final é só a cereja no topo do bolo. Não vou contar porque ainda hoje me choca e quero que as pessoas se choquem.

- ORPHAN (2009) - Orfã, de Jaume Collet-Serra


Podia ser mais um filme sobre uma criança demoníaca, à boa maneira do The Good Son. Bons actores, boa história. Um casal adopta uma miúda meio esquisita. A miúda fica meio obsessiva com o pai adoptivo. Uns sustos lá pelo meio e pumba. No final descobrimos que a miúda não é bem uma miúda mas uma mulher adulta com uma doença rara. Mais um final muito WTF.

Sem comentários:

Enviar um comentário