domingo, 10 de junho de 2012

Como Desenhar Mulheres, Motas e Cavalos


Não é fácil fazer uma apreciação crítica a um espectáculo que não se enquadra num género específico. Não é teatro, não é stand-up. Basicamente é um tipo (com o auxílio de um músico) que rabisca uns cartoons enquanto vai contando umas cenas acompanhado de uma, vá vamos chamar-lhe banda-sonora. Ou seja, o tipo de coisa que tinha tudo para correr mal. E fosse um tipo qualquer e teria corrido tudo mal. Acontece que esse tipo é o "cromo" Nuno Markl (quem não conseguir pronunciar o apelido é melhor mesmo ficar-se por "o tipo da Caderneta de Cromos"). E depois de Lisboa, o espectáculo de rabiscos veio até à Figueira subir a moral a todos os presentes depois da injusta derrota de Portugal com a Alemanha no Euro. 


E devo dizer, foi giro que se farta. Não nos ensinou a desenhar nem mulheres, nem motas, nem cavalos, mas conseguiu deixar-nos um sorriso na cara durante hora e meia, e isso nos tempo que correm não é assim tão fácil. É o tipo de espectáculo que segue com uma fluidez assinalável, ou seja, os vários temas tinham uma linha condutora (a vida do "tipo da Caderneta de Cromos"). Outro ponto positivo é a sua "atualidade". Acredito que cada sessão de rabiscos seja diferente. a Imagem que escolhi para ilustrar o espectáculo do casino prova isso mesmo (quer dizer, pensando melhor talvez não. A Alemanha já nos anda a "coiso" há uns tempos... pois, se calhar essa da atualidade não se adequa aqui.).
 Sobre o músico, Miguel Araújo, creio que toda a gente conhece e reconhece o seu talento para a Arte da Música, seja como cantor ou compositor. E de certeza que se não fosse ele, as coisas poderiam descambar facilmente!




(PS. Peço desde já desculpa por utilizar alguns dos rabiscos feitos durante o espectáculo, até porque não pedi autorização. Por favor não me processe que eu agora até estou desempregado...)

1 comentário:

  1. Eu vi o primeiro espectáculo na Aula Magna em Lisboa. Posso afirmar que é uma das "horas e meia" mais proveitosas da minha vida. É rir do principio ao fim, sendo visível o dom que esta dupla possui! É uma ideia inovadora que encaixa muito bem nos dias que correm. Adorei e recomendo a quem ainda não teve a oportunidade de ver ao vivo este maravilhoso espectáculo!

    ResponderEliminar