quarta-feira, 25 de janeiro de 2012

O CINÉFILO

Andava eu, numa dessas minhas viagens por essa internet fora, em ressaca pós-nomeações para os Oscar, para ler os comentários e opiniões alheias. Isso fez-me refletir (vá, pensei durante 5 minutos) sobre essa figura que é o cinéfilo. É que o cinéfilo é uma figura muito peculiar. Existem aqueles, como eu, que se estão a borrifar para o que os outros pensam (não será bem assim, até porque gosto de ver o que outros pensam, mas nunca ponho em  causa opiniões de outros). Tão depressa gostam de um filme do Stallone como de um filme Expressionista dos anos 20.
Depois existem umas almas iluminadas. Almas essas iluminadas que vagueiam repletas de sabedoria, cheios de vontade de mostrar esses seus conhecimentos (muitas vezes made in Google). Adoram mal-dizer o cinema americano, os Oscar, os Blockbusters, pois isso tudo envenena (influencia) as cabecinhas dos mais novos (dos 7 aos 77). Mas são essas mesmas almas que não perdem tempo em ir à estreia do último Transformers, ou "sacar" um qualquer Piratas. Mas atenção! Essas almas dificilmente confessam que gostam de ver Optimus Prime e companhia, mas gritar aos sete ventos que idolatra um qualquer devaneio masturbatório de Godard, Tarkovski ou outro. 
Pelo que se vê (lê), essas almas gostam mesmo é de fazer prevalecer a sua opinião, (quase) desrespeitando a dos outros. O cinema comercial é visto por eles como algo menor. É engraçado que é graças aos filmes comerciais, que toda a Sétima Arte funciona e sobrevive. 
Isto tudo porque leio todos os anos centenas de comentários de pessoas a desgraçar os Oscar e a sua Academia. Todos os anos é a mesma coisa: «Ah, a Academia não presta! É só interesses! Isso a mim não interessa nada." Depois estão na madrugada da cerimónia a torcer pelos seus favoritos, a "twitar" postas de pescada nas redes sociais e blogs. E no dia seguinte voltamos ao mesmo. Toca a falar mal da Academia porque os nossos não ganharam, a cerimónia foi chata, os discursos soaram a falsos e sempre interrompidos pela música.........
É mesmo um bicho estranho, o CINÉFILO!

JdB

3 comentários:

  1. apesar se não me considerar cinefila... mas sim "fã de cinema" concordo com muito do que dizer. já assistimos a verdadeiras diarreias intelectuais em certos locais que frequentamos. muitos são aqueles que gostam de medir tudo pelo mesma régua... mas isso é assim em qualquer área do saber. temos que saber ler, e sobretudo saber ignorar

    ResponderEliminar
  2. Concordo em grande parte com o que escreves. Por vezes chego-me a questionar se muitos cinéfilos gostam mesmo de cinema. Gosto de cinema no geral, tenho tanto prazer a ver filmes de realizadores como Hitchkock, Godard, Renoir, Manoel de Oliveira, etc como ir ver filmes como "The Expendables" ao cinema com os amigos. São experiências diferentes, e filmes diferentes que devem ser encarados nos devidos contextos. Ninguém pode querer que os filmes de Michael Bay tenham grandes reflexões sobre a vida e a condição humana, agora não podemos é analisar um filme do realizador como se este fosse uma obra do Luchino Visconti. Podemos não apreciar o estilo, mas aí sempre temos a opção de não ver o filme.

    Quanto ao cinema americano, tal como no cinema de todos os países do Mundo, temos filmes bons, medianos, medíocres, cabe ao espectador decidir aquilo que gosta ou não gosta. O filme ser bom ou mau depende do gosto de cada pessoa. Eu adorei o "The Artist", um amigo meu mandou-me mensagem a dizer que detestou, o mesmo se passou com o "The Ghost Writer". Muito sinceramente não considero que seja eu ou ele que estamos errados, cada um tem a sua perspectiva sobre cinema, e muitas das vezes o que assistimos é a uma falta de respeito gritante para com os "amantes" do cinema mainstream, como se este fosse uma doença infecto-contagiosa que fosse roubar a inteligência de quem visiona os filmes.

    Quanto ao ódio ao cinema americano (e tudo o que de lá vem), é algo que já considero normal e respeito.

    Cumprimentos

    ResponderEliminar